R. Fidêncio Ramos, 101 - 14⁰ andar, Vila Olímpia
São Paulo
Brasil

CASA COR

Arquitetura, Architecture, Interior, Decor

FECHAR
São Paulo
CASA COR
edições
ABRA CASA ABRA
Ano
2006
Fotografia
Alain Brugier
Parcerias
Ornare
Área
80 M²
Com proporções reduzidas, mas totalmente prático e funcional, o ambiente criado por Armentano é a grande surpresa da mostra Casa Cor.

O arquiteto João Armentano, que soma dezessete participações na Casa Cor São Paulo, surpreende o público ao conceber um ambiente com dimensões bem diferentes dos projetos que está acostumado a trabalhar. Com o tema Apartamento do Futuro, o espaço de 80 metros quadrados oferece uma experiência nova, apresentada pela primeira vez em 20 anos de história da Casa Cor.

A grande novidade é uma caixa de 3 x 2 metros, que ganhou o nome de " Abra/Casa/Abra" , uma alusão à palavra Abracadabra, exatamente por mostrar uma idéia inovadora e surpreendente. Desenvolvido pela Ornare, o módulo reúne tudo o que existe em um apartamento convencional: quarto, cozinha, banheiro, escritório e sala, sendo que esses ambientes são revelados a medida que as portas do móvel vão sendo abertas, assim como um canivete suíço.

Do lado oposto ao banheiro, fica a cozinha, equipada com cooktop, da Bosch;frigobar, da Art des Caves; e mesa com cadeiras que passam despercebidas quando recolhidas dentro do grande volume. Muitos detalhes da linha Anima, lançada recentemente pela Ornare, estarão presentes como o acabamento de couro da sapateira no armário do casal e metais com a cor especial Steel.

Armentano, além de apresentar este novo conceito de vida, surpreende os visitantes com uma pequena mensagem implícita em 1 nicho de 5 cm x 5 cm, logo na saída do ambiente. Nele está escrito:

Pra que + ?
ESTÚDIO DO CASAL APAIXONADO
Ano
2007
Fotografia
Alain Brugier
Estúdio do casal apaixonado foi idealizado em torno de um conceito central: a intervenção atual e contemporânea em um edifício histórico da cidade.
Dessa forma, o desenvolvimento do espaço e dos volumes internos, que parecem encaixar-se um ao outro, solenemente pousados e sem interferências na antiga estrutura do prédio, demonstra bem o valor da proposta, que é aproximar-se da arquitetura atual da cidade - cotidianamente moderna - deixando nas entrelinhas e nas referências de mobiliário, a declaração de um casal apaixonado.
E partindo desse pressuposto, todos detalhes do Estúdio se desenvolveram como uma declaração de amor.
FUORI CITTÁ
Ano
2009
FOTOGRAFIA
Alain Brugier
O projeto desenvolvido é em síntese uma grande e confortável Tenda, estruturada por perfis metálicos de secção cilíndrica (pilares e cobertura).

A Tenda é revestida por espelhos d´agua que margeiam o ambiente e tem a função de umidificar e refrescar o ar interno, dispensando o uso de condicionadores de ar. Estes espelhos são revestidos em pastilhas de vidro e trazem o reflexo das árvores do entorno, seja durante o dia com luz natural, seja durante a noite com luz artificial.
PORÃO DE ESTÓRIAS
Ano
2010
Fotografia
Alain Brugier
Nesta edição de Casa Cor, o objetivo era ir além, muito além. E a inspiração veio do Porão - onde, ''behind the scenes'', tudo o que se pode imaginar pode acontecer.

Um ambiente cheio de vida...no qual objetos contam um pouco a estória do dono do ambiente e de seu "homenageado", como é chamado o ser que traz ainda mais vida ao Porão! Um Porão cheio de lembranças...com locais para armazenar objetos...livros...mostruários de produtos, fotografias...lembranças do passado...segredos...e vida! Muita vida!!

Utilizando-se de materiais de revestimento encontrados e improvisados, Armentano foi montando seus " aposentos" com elementos de uma última geração - como as cerâmicas, mosaicos de pedra, texturas, papéis de parede, tecidos...e também com objetos como gravuras que viram tapetes ou postais que viram obras de arte.

Tudo com muito bom gosto, bom humor, criatividade e talento. Temos a oportunidade de buscar com os olhos cada detalhe, cada presente que o homenageado tem para o público que adentra a este tão incrível Porão de Estórias...onde menos é mais...e mais é muito menos...aliás, muitíssimo menos!
36 x 10 = 360
Ano
2014
Fotografia
Gabriel Arantes
Paisagismo
Gilberto Elkis
Parcerias
Guardian, Nara Roesler, ByKamy, Dekton
EXPERIÊNCIA ORNARE
Ano
2016
Fotografia
Salvador Cordaro
Parcerias
Ornare
Para a 30 ⁰ edição da Mostra Casa Cor, o arquiteto criou um novo ambiente em parceria com a Ornare, o apartamento Experiência Ornare.
Nos painéis que revestem as paredes, o cinza escuro dá o tom fazendo contraponto à cor clara presente no piso. Na área íntima a integração foi priorizada. Quarto, closet e banheiro estão linkados com o uso do mesmo piso de madeira. Já as paredes ganharam suave revestimento em cinza claro aliado com tecidos e tapete conferindo calor e aconchego aos espaços.
VILLA OLIVO TODESCHINI
Ano
2018
Fotografia
Lufo Gomes
Paisagismo
Daniel Nunes
Localização
Joquey Club São Paulo
Área
307 M²
Parcerias
Todeschini, Sollos, MiCasa
Galerias de arte
Baró, Zipper, Emma Thomas, Eduardo Fernandes
O espaço Villa Olivo possui 307 m² e foi pensado em formato de ferradura, para ser uma casa com espaço de reconexão e equilíbrio, grande tendência na arquitetura para este ano.

O projeto possui ambiente amplo, com arquitetura minimalista e com pouca interferência física no espaço, permitindo uma total integração entre os ambientes internos e o precioso jardim externo, deixando que os móveis e as obras de arte deem o tom da casa.

O emprego da madeira, de fibras naturais, de pedras naturais, a condição de energizar um ambiente com grandes aberturas tornam um ambiente ainda mais acolhedor.


fonte: https://www.todeschini.com.br/blog/joao-armentano-assina-espaco-todeschini-na-casacor-2018/
PRA QUE MAIS ?
Ano
2020
Fotografia
Salvador Cordaro
Localização
Estacionamento shopping Iguatemi
Parcerias
Dekton Elight, Nara Rosler
O projeto foi pensado para os dias atuais, de enfrentamento, coragem e isolamento, em que as pessoas precisam mais do que o conforto, a segurança e a comodidade da sua casa; precisam também que ela traga versatilidade para adaptar-se conjuntamente ao trabalho e aos novos modos de viver.

Neste recorte, o projeto priorizou um ambiente moderno, amplo e integrado, que não abre mão do conforto, da claridade e da luz natural proporcionada por uma grande “vitrine” ao longo de toda sua extensão – a janela que nos une ao mundo exterior. O espaço contemporâneo, conciso e muito bem organizado, não permite o desperdício. Cada móvel, cada objeto, cada revestimento e cada escolha foram idealizados para o amplo conceito que o “morar” exige hoje.

O mobiliário, de design moderno e minimalista, juntamente com os objetos e acessórios cuidadosamente escolhidos, acompanham o conceito, refletindo um estilo de viver atual e prático.

Pra que mais?
Mostras
Projetos